A Visionnaire cooperou com mão de obra especializada para desenvolver aplicativo web e móvel de compras parceladas
Cliente
Área
Problema Resumido
Solução Resumida
Resultados
Trata-se de uma solução completa: repleta de recursos específicos, integrada com
serviços bancários, com design adequado às expectativas do cliente, praticidade para todos os envolvidos
e segurança.
Tecnologias
Por sua vez, o lado servidor responde a solicitações feitas pelos clientes, fornece serviços,
processa dados e gerencia recursos com base nas solicitações recebidas dos clientes. Para a parte front-end,
foi utilizada a tecnologia React Native.
Outras tecnologias utilizadas: TypeScript (linguagem de programação de código aberto
desenvolvida pela Microsoft), Axios (cliente HTTP), OTP (gerador de senhas temporárias), Formik (biblioteca de formulários
de código aberto para React e React Native), MOBX (MobX gerenciador do estado de aplicativos fora de estruturas de
UI, Reanimated (para animações em JavaScript executadas nativamente por padrão), Yup (construtor de esquema
para análise e validação de valor de tempo de execução), GitHub (plataforma de hospedagem
de código-fonte e arquivos) e GitHub Actions (para automatização de fluxos de trabalho).
A Visionnaire trabalhou com ambientes de produção, homologação, desenvolvimento
e local. No ambiente de homologação, o aplicativo Paydentity Next era utilizado para testes da parte de QA (Quality
Assurance, Garantia de Qualidade, em tradução livre).
Para monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos, foi utilizado o Jira. Por sua vez, o Notion foi utilizado para Notion para notas, bases de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes.
Problema Detalhado
Fintech é a união da expressão Financial Technology (Tecnologia Financeira,
em tradução livre), usada para designar empresas que oferecem novas soluções que substituem métodos
financeiros tradicionais e popularizam operações antes restritas a poucas pessoas. Uma fintech geralmente
tem quatro pilares: Inteligência Artificial, Blockchain, Computação em Nuvem e Big Data.
A necessidade principal da BO1 AG era evoluir um serviço de compras parceladas, algo que não
faz parte de uma rotina para o público alemão. O aplicativo web e móvel carecia de recursos avançados
e estava defasado em muitos aspectos, além de não ter um design com a visão da empresa.
A fim de promover um serviço novo, era necessário executar muitas melhorias no aplicativo
web e móvel para que ele ficasse condizente com os conceitos de fintech e, de fato, proporcionasse um
serviço inovador de maneira eficiente.
Solução Detalhada
Pelo sistema da BO1 AG, o vendedor tem o seu marketplace com produtos cadastrados e disponíveis
para venda por meio de Códigos QR (QR Codes). O comprador, por sua vez, escolhe os produtos e define o número
de parcelas. O vendedor recebe o dinheiro, e a BO1 faz um empréstimo para o comprador, que controla as parcelas pelo
aplicativo.
O aplicativo web e móvel foi evoluído com funcionalidades específicas e recursos
avançados, por exemplo, a validação de identidade feita por chamada de vídeo com uma pessoa de
fato que comprova a identificação do comprador. O app web e móvel evoluído pela
Visionnaire também pode acessar o histórico das transações dos últimos três meses
dos usuários, com o objetivo de avaliação de crédito.
Destaca-se, ainda, o método de assinatura digital para o contrato de empréstimo. O usuário
recebe e assina o contrato, tudo pelo aplicativo, mas também incluindo a possibilidade de fazer o download no formato
PDF.
A equipe especializada montada pela Visionnaire também corrigiu problemas já existentes,
oriundos de outro prestador de serviços. Por exemplo, falta de testes unitários, bibliotecas desatualizadas
e outras tecnologias defasadas. Não somente isso, a Visionnaire atuou como uma consultoria, orientando o cliente sobre
quais padrões seguir, quais bibliotecas usar etc.
Ainda, a atuação da Visionnaire contemplou questões do design do aplicativo web
e móvel, que foi evoluído para se enquadrar melhor na visão do cliente. Era de suma importância
desenvolver e entregar um layout da maneira que o cliente imaginava.
Segurança foi outro aspecto que teve atuação determinante dos desenvolvedores da
Visionnaire. Testes unitários foram feitos para prevenir muitos pontos de risco para não permitir vulnerabilidades
de código.
Em termos de usabilidade, a Visionnaire foi responsável por tornar o aplicativo web e móvel mais amigável para usuários do sistema Android, da Google, uma vez que a ferramenta havia sido pensada originalmente apenas para usuários do sistema iOS, da Apple.
Apresentação
Panfleto