Estava muito boa a festa dos NFTs, agora o Bitcoin entrou
Estava muito boa a festa dos NFTs [1], “Apes” para lá, “Punks” pra cá, Ethereum, Solana, Polygon, Arbitrum, Cardano e Flow reinando, tudo muito bom, só que o Bitcoin [2] estava de fora da festa. Até Casey Rodarmor inventar a Teoria dos Ordinals, aquela velha “Eureka” tipo Ovo de Colombo, e pronto! Bitcoin entra na festa. Só que o “Bitcoin” é muito grande, e pode passar por cima de todo mundo junto. Vamos entender melhor.
Bitcoin o Gigante
Enquanto o Bitcoin tem um valor de mercado (market capitalization) de aproximadamente U$ 550 Bilhões no dia da escrita desse texto [3], se somarmos todas as outras criptomoedas juntas, não batem o Bitcoin [4]. O Ethereum certamente é importante, cresceu muito, é o segundo lugar e, no mundo dos NFTs, é o rei [5], mas é bem isso que pode mudar (sempre, tudo pode mudar).
O Ovo de Colombo
Em meados de 2022 tinha um cara, chamado Casey Rodarmor [6], que estava participando de conferências dedicadas ao Bitcoin, para falar da sua nova ideia, ou “teoria” como era mais chamado por ele, dos Ordinais (Ordinals). Como os eventos que ele participava eram muito específicos, com o público alvo de desenvolvedores Bitcoin, pouca gente ouvia o que ele falava. Mas como em todas as grandes descobertas e descobridores, ele não desistiu, e continuou, sendo que na virada do ano de 2022 para 2023, começou a ser mais ouvido e, de uma forma muito rápida. Assim, o mercado de Bitcoin Ordinals começou.
Importante destacar que esse texto está sendo escrito em Março de 2023, sendo que as primeiras inscrições mais conhecidas de Ordinals no Bitcoin Blockchain começaram a aparecer mais em Janeiro de 2023. Portanto, em menos de 3 meses, a “Teoria dos Ordinais” (“Ordinals Theory”) deixou de ser uma coisa de nerds do Bitcoin e passou para o mercado em geral. Ainda é bem recente, certamente, mas a velocidade que um mercado inteiro nasceu e se desenvolveu, foi incrível, típica de acontecimentos históricos.
Em menos de 3 meses já foram criadas milhares de inscrições em cima do Bitcoin Blockchain, foram feitas milhões de compras e vendas típicas de grandes marketplaces de NFTs, centenas de sites começaram a criar negócios em cima da teoria e uma multidão de, talvez não seríamos exagerados em dizer, “malucos”, começaram a mergulhar nesse mundo. E isso continua acontecendo, agora, e se for mesmo uma revolução no mundo Bitcoin, deve crescer muito mais ainda!
O mais interessante é que a Teoria dos Ordinais (Ordinals Theory), vendo agora de trás para frente, não é nada demais, e ainda, já meio que existia no protocolo do Bitcoin original criado por Satoshi Nakamoto, que é o conceito de átomos (atoms) [7]. Casey também cita em suas apresentações ou entrevistas que nas suas pesquisas ele estava procurando por números seriais para os Sats (os “Sats” são os “Satoshis”, 1 bitcoin tem 100 milhões de Sats), e encontrou essa ideia em uma postagem de 2012 em um fórum de Bitcoin onde uma pessoa descreve a ideia exatamente da forma que ele estava imaginando [8]. Portanto, como o próprio Casey Rodarmor fala, de uma certa forma ele não “criou” o conceito dos Bitcoin Ordinals, ele apenas olhou de outro ângulo, usou os ingredientes que já existiam, e cozinhou algo novo.
O que são os Ordinals
Uma das principais “mágicas” do Bitcoin Ordinals é que eles não são um Blockchain novo, uma moeda nova, não são nem uma nova camada em cima da camada já existente do Bitcoin. Os Ordinals existem na própria camada (chamada de Camada 1, ou Layer 1) do Bitcoin, e não mudam o protocolo em nenhuma forma. Os Sats (Satoshis) sempre existiram no protocolo do Bitcoin e os Ordinals são uma forma de ver o Blockchain, de outro ângulo. Essa é a beleza, esse é o poder, isso permite que toda a infraestrutura já existente e gigante do Bitcoin continue sendo usada.
A Teoria dos Ordinais (Ordinals Theory) é uma “convenção”, não é um novo protocolo nem um hack temporário para desvirtuar o intuito de um Blockchain, por isso, empresas, sites, produtos e projetos que sigam essa “convenção” estarão falando a mesma língua.
Os “Ordinals”, como o próprio nome diz, são números “Ordinais”, ou seja, números sequenciais que representam cada satoshi em cada bitcoin. Mas como então se gravam os NFTs no Blockchain do Bitcoin? Aí que entram as “Inscrições” (ou Inscriptions). Os números sequenciais dos Sats “apontam” para o conteúdo, que é a analogia ao NFT, e esse conteúdo sim é registrado no Blockchain do Bitcoin, para a eternidade. Portanto, uma maneira no mínimo inteligente, de se implantar uma forma de NFT, no Bitcoin.
O próprio criador não gosta de chamar de NFTs, ele prefere chamar de Artefatos Digitais (Digital Artifacts), são os os Artefatos Digitais nativos do Bitcoin, e esses artefatos podem conter qualquer coisa, digital (por exemplo, textos, imagens, documentos, sons ou vídeos), como os NFTs em outros Blockchains.
Os Ordinals foram possíveis devido à atualização realizada em 2021 no protocolo do Bitcoin chamada Taproot [9]. O “Taproot Upgrade” teve como principal objetivo fazer o Bitcoin mais rápido, mais eficiente e privado. Também permite e encoraja a implementação de Contratos Inteligentes (“Smart Contracts”). Os Contratos Inteligentes foram o que fez o Ethereum se diferenciar do Bitcoin, originalmente quando criado, fazendo com que se tornasse o segundo maior Blockchain do mercado. No Ethereum você poderia ter qualquer coisa armazenada na cadeia de blocos (“on chain”), incluindo algoritmos de software, e os NFTs foram uma derivação dessa ideia, que originalmente não existia no Bitcoin. Por isso o Ethereum se diferenciou do Bitcoin como um Blockchain mais moderno, cresceu muito e muito rapidamente, também fazendo com que seu modelo fosse copiado por outros Blockchains e criptomoedas que vieram depois dele.
Yuga Labs, DeGods e Marketplaces
Com o advento de empresas conhecidas em outros Blockchains criando coleções de NFTs no Bitcoin, os “Ordinals” ficaram mais conhecidos ainda. Yuga Labs, os criadores do Bored Ape Yacht Club, que é uma das principais coleções de NFT no mundo, se não a principal, anunciou em Março a criação de uma coleção chamada TwelveFold, que em pouco tempo levantou U$ 16 milhões em NFTs no Bitcoin [10].
Já o DeGods, a maior coleção de NFTs no Blockchain Solana, que vem migrando para outros Blockchains, também anunciou recentemente a criação da coleção DeGods no Bitcoin, que foi também um grande sucesso [11]. Os NFTs no Bitcoin ainda são compostos principalmente dos criados pelos pioneiros, mas à medida que as coleções mais conhecidas e de sucesso no mundo vão para os Ordinals, cada vez mais pessoas vão ficar sabendo e o mercado irá crescer.
Outra “revolução” que ocorreu, e essa em um espaço de tempo muito curto, foi a criação dos “Marketplaces” voltados para Bitcoin NFTs. Em praticamente dois meses (Fevereiro e Março de 2023) mais de 10 Marketplaces bons foram criados e já cresceram, sendo que a cada semana vemos mais movimentação nessa área. Os Marketplaces são fundamentais para fazer com que o mercado de Bitcoin Ordinals cresça, pois facilita muito a interação entre usuários, a criação de novas coleções e principalmente, a compra e venda de NFTs no mundo Bitcoin. Para uma lista dos Marketplaces mais conhecidos até o momento ver a nota abaixo [12].
A vantagem dos mercados de Blockchain é que todos os dados são públicos, e em tempo real (pois estão registrados, é claro, na cadeia de blocos), portanto inúmeros sites apresentam esses números. No momento da escrita desse texto, aproximadamente 20 mil carteiras (wallets) Bitcoin Ordinals tinham sido criadas no mundo, esse número poderá ser comparado no futuro, quando alguém for ler esse texto, para ver se houve um crescimento rápido ou não. O site Dune permite a criação de indicadores e Dashboards para acompanhamento em tempo real, a nota a seguir apresenta alguns indicadores e gráficos interessantes [13].
O Futuro
O futuro dos Bitcoins Ordinals? Bem, já sabemos. Se for para seguir os mesmos passos do próprio Bitcoin lá no início é: sofrer um monte de críticas, ter inúmeras previsões de que “não vai dar certo”, várias acusações de que é coisa de desvio de dinheiro e fraude, de que não vai funcionar, não vai ter adeptos, que é perda de dinheiro, etc. etc. Mas já sabemos, lá no futuro, poderemos ver notícias, como já vimos no mundo de NFTs no Ethereum, de um Bitcoin NFT apenas sendo vendido por mais de U$ 1 milhão.
A empresa Galaxy, especializada em mercado de investimentos voltado para Blockchain, lançou recentemente um relatório de pesquisa muito interessante, relatando que o mercado de Bitcoins Ordinals & Inscriptions pode chegar a U$ 5 bilhões em 2025. Vale a pena ler [14].
Visionnaire no Mundo de Blockchains e NFTs
A Visionnaire, como sempre, é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de software com tecnologias inovadoras. Isso está em nosso nome (Visionário em Francês), em nosso DNA e na nossa cultura [15].
Recentemente desenvolvemos um projeto inovador, voltado para músicas no Blockchain, para um cliente dos EUA (Musical App). Esse é um dos primeiros projetos do mundo unindo música, tecnologias Blockchain, NFTs e um conceito de rede social ou comunidade, para músicos amadores e profissionais. Mais sobre esse caso de sucesso pode ser encontrado nessa nota [16].
Em 2022 trabalhamos em um projeto de consultoria para Startups de impacto para o estado do Mato Grosso, em parceria com a Oi Futuro, onde uma das Startups era composta de artistas que queriam levar sua arte para o mundo digital, incluindo NTFs. A Visionnaire fez o trabalho de mentoria para essas Startups.
E mais recentemente ainda, trabalhamos com um artista (pintor) de Santos, que se mudou para Curitiba, que também quis levar sua arte para as plataformas de NFT e ele escolheu a Visionnaire para ser seu parceiro.
Caso você esteja procurando uma empresa mergulhada na tecnologia, com paixão pelo que faz, e deseja entrar para o mundo dos NFTs, Blockchains e Criptomoedas, conte com a Visionnaire para ser a sua empresa parceira! Entre em contato conosco aqui.
Sergio Mainetti Jr.
Co-fundador e Diretor da Visionnaire
Notas:
[1] NFTs são os Tokens Não Fungíveis, em inglês, Non-Fungible Tokens, para mais informações sobre NFTs ver aqui.
[2] Para os puristas do Bitcoin, existe uma diferença entre escrever Bitcoin, com um “B” maiúsculo, comparado com escrever bitcoin, com um “b” minúsculo, e a diferença é que quando nos referimos ao protocolo, o Blockchain, o sistema de pagamento, ou o ecossistema como um todo, chamamos de Bitcoin, e quando nos referimos à moeda, a criptomoeda, chamamos de bitcoin (ver aqui), entretanto, para esse texto em específico, não estamos nos preocupando com o purismo da nomenclatura.
[3] O dia da escrita desse texto foi 29/03/2023, e o valor de mercado do Bitcoin estava em U$ 550 Bilhões. Já foi U$ 1,2 Trilhão, já foi menos. Para acompanhar esse dado em tempo real, consultar aqui ou filtre por suas opções e por qualquer época de tempo aqui.
[4] O Bitcoin sempre foi o maior mercado de criptomoedas, tão maior que sempre bateu todas as outras somadas, por isso, um gigante. Um bom lugar para ver essa informação é aqui, navegando mais para baixo nesse link é possível ver a proporção do mercado do Bitcoin, comparado com outras criptomoedas, no passado era 80%, atualmente é 46%, mas levando-se em consideração que nos últimos anos o número de criptomoedas no mundo pulou de 2.000 para mais de 9.000, e ainda, que algumas dessas criptomoedas são, na verdade, moedas estáveis (stable coins), como Tether, BNB e USDC, tirando essas, o Bitcoin volta a passar de 50% do mercado total. Claro, isso mudo a cada dia, um bom lugar para ver como era essa proporção em um passado recente é aqui, e para acompanhar essa proporção em tempo real, é possível ver aqui.
[5] Esse site mostra quais Cadeias de Blocos (Blockchains) são as maiores, quando medidas em volume de NFTs.
[6] Para mais informações sobre Casey Rodarmor, ver aqui e seu Twitter aqui.
[7] Essa é uma discussão bem geek, mas se você se interessar, veja aqui e aqui.
[8] A entrevista da referência é essa, ver o assunto mencionado a partir do minuto 18m20s. A postagem no fórum BitcoinTalk é essa.
[9] Mais sobre o Taproot Upgrade aqui e aqui.
[10] Notícia sobre o lançamento do TwelveFold, o NFT da Yuga Labs em Bitcoin.
[11] DeGods se juntando ao Bitcoin Ordinals.
[12] Já são vários os Marketplaces para Bitcoin Ordinals e Inscriptions, a seguir uma lista dos melhores a mais conhecidos: OrdinalsWallet, OrdSwap, Gamma, Ord Exchange, Generative XYZ, Ordx, Ordinals Market, Ordynals e Magic Eden. Esse último já fazendo a diferença pelo seu sucesso em outros Blockchains, como Solana.
[13] Indicadores e gráficos interessantes sobre Bitcoin Ordinals aqui, aqui e aqui.
[14] Estudo da empresa Galaxy sobre o mercado de Bitcoin Ordinals & Inscriptions, página web aqui, versão em PDF aqui.
[15] A Visão e Missão da Visionnaire pode ser encontrada aqui.
[16] O Caso de Sucesso Visionnaire Musical World (Musical App) pode ser encontrado aqui.