Visionnaire e CRM-PR desenvolveram um novo portal de conteúdo do CRM-PR
CLIENTE
Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)
Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)
ÁREA
Associações
PROBLEMA
Necessidade de atualizar plataforma online (portal institucional) com uma nova tecnologia responsiva que agilizasse e facilitasse o acesso de seus usuários.
SOLUÇÃO
Disponibilizar aos usuários do Portal CRM-PR uma experiência atual e moderna para navegação e usabilidade sem perder a essência original utilizada.
RESULTADOS
Entrega de um portal com design muito mais leve, lógico, intuitivo e totalmente responsivo, utilizando a ferramenta de gestão de conteúdos Visionnaire WebPublication e mantendo a facilidade e familiaridade para seus usuários, possibilitando acessos multiplataforma.
TECNOLOGIA
A parceria entre Visionnaire e CRM-PR começou em 2016, com o desenvolvimento de seu primeiro portal institucional. Neste novo projeto de parceria, manteve-se a utilização do Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS – Content Management System) denominada Visionnaire WebPublication. Trata-se de uma ferramenta robusta, capaz de gerenciar um grande volume de informações, possibilitando aos responsáveis uma atualização ágil e fácil, sem a necessidade de conhecimentos avançados.
Abordando um pouco mais a área técnica, foram utilizadas integração com outros sistemas com uso de linguagem Java (JEE, atualmente Jakarta EE), sistema operacional Linux, HTML5, CSS3, JavaScript, Apache Tomcat, Java Portlet Specification, XML, XSL, XSTL, JSP, Ajax/DWR, JQuery e banco de dados Oracle. Processo desenvolvido e implantado por profissionais altamente qualificados e especializados em suas devidas áreas de atuação.
Problema detalhado:
A transformação digital vem mudando rapidamente a forma de como as pessoas interagem na internet. Nos dias atuais, a maioria utiliza dispositivos móveis para acessar informações diversas, ponto altamente relevante que foi identificado junto aos usuários do portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná CRM-PR (CRM-PR), com a real necessidade de acessar a plataforma por diferentes meios.
Além do tradicional, que já estava em funcionamento para acessos via desktop e notebooks, havia essa demanda para acessos via dispositivos móveis (smartphones e tablets), sem afetar a eficiência e a visualização adequada ao navegar nas diferentes seções do portal.
Solução detalhada
O projeto, como um todo, teve início em outubro de 2017, com duração de seis meses e englobando uma parceria entre a Visionnaire e o CRM-PR, envolvendo uma equipe de profissionais altamente qualificados de diversas áreas como programação, design, migração, testes e produção de conteúdo, além de uma grande atualização da plataforma WebPublication, o Sistema de Gestão de Conteúdos utilizado para o portal.
Outro detalhe em destaque foi a implantação de ferramentas de acessibilidade integradas ao novo portal (software Rybená), possibilitando a interpretação de textos de forma dinâmica em tempo real, traduzindo para a língua brasileira de sinais (Libras) ou para áudio por meio de uma voz sintetizada, possibilitando desta forma uma navegação muito mais agradável para pessoas com necessidades especiais.
O resultado de todo este trabalho foi a entrega de um novo portal institucional, muito mais moderno, rápido e de fácil usabilidade para seus usuários, principalmente na utilização em dispositivos móveis.