“O papel da Visionnaire é fundamental para a gente”
Nós temos, então, uma grande proposta em parceria
com a Visionnaire e a Unimed Curitiba de dar um salto, vamos dizer assim, usar esse termo, para o mundo digital. Nós
vamos ter muita condição de avançar na questão do cuidado de saúde, na questão,
também, do atendimento ao beneficiário da Unimed, então essa plataforma é, para qualquer empresa,
um grande apoio para o mundo digital, um grande portal por onde você vai sustentar essa nova era da mobilidade, em que
as pessoas usam o celular para praticamente tudo, em todas as questões, desde administrativas burocráticas chegando
na questão da atenção à saúde, que é o nosso core business e é o que interessa
para o nosso beneficiário, para o nosso cooperado, que é o médico, e para, eventualmente, qualquer empresa
que queira hoje participar dessa revolução digital que está acontecendo no mundo de hoje.
A Unimed Paraná é uma federação
de Unimeds, então ela tem o interesse de trazer uma integração de um sistema, no caso estadual. Nós
temos também a Unimed Brasil, que faz a integração nacional, e o que a gente verificava é que
cada uma estava fazendo pequenos movimentos na direção do digital sem muita consistência. A gente começou
a avaliar o que já tinha no mercado, tinha bastante coisa, e encontramos aqui a Unimed Curitiba e a Visionnaire em
uma parceria muito interessante em que a federação, integrando essa parceria, ela estava olhando, nesse caso
todo, o estado do Paraná, todas as cooperativas Unimed do estado do Paraná, e para isso nós tínhamos
que ter uma base, uma plataforma que atendesse a muitos interesses, tanto das pessoas que participam como da questão
das potencialidades dessa plataforma para o mundo digital, como aplicativos, wearables, prontuário eletrônicos,
sistema de registro eletrônico em saúde, resultados de laboratório e questões administrativas (boleto
de cobrança às questões de liberação de consultas, de procedimentos, acompanhamento do
nosso beneficiário), e Curitiba e Visionnaire já tinham iniciado esse processo, nós entramos a reboque,
mas entramos no sentido de fortalecer essa parceria, e esta grande plataforma é realmente uma coisa que, como serve
para o estado todo, serve para múltiplos interesses, ela pode servir, inclusive, para outras empresas, para outros
fora do estado do Paraná, outras atividades tanto do ramo saúde como não, é uma questão
de ter uma base que a gente possa evoluir.
Do ponto de vista de mobilidade, são processos que extrapolam
as paredes da sede administrativa. Os processos que estarão ligados a esta plataforma digital são processos
que nós vamos ter que, inclusive, ter pessoas com cabeça para entender bem esse novo mundo e trazer para esses
processos que vão demandar resposta rápida, decisões rápidas e atendimento ao cliente de uma forma
muito sensível, uma ligação muito maior do que espera um cliente no balcão. Por trás disso
a gente já tem há muito tempo um Big Data e um setor de análise de informações aqui que
hoje são meramente administrativas, mas já tem mais de dez anos que nós temos um grande Big Data dentro
do sistema Unimed.
Com a questão clínica, a Unimed tomou muito cuidado
com isso, chamou o próprio Ministério da Saúde, DATASUS, o Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal
de Enfermagem para fazer um registro eletrônico para dados de saúde com toda a segurança. A Unimed não
tem interesse, por exemplo, em ver o resultado do exame, dados clínicos de um paciente, ela tem, sim, interesse que
o paciente tenha esses exames sempre com ele e tem interesse que os médicos que forem atender esse paciente tenham
acesso a esses dados de saúde, que hoje geralmente ficam na gaveta em casa, quando muito. Então essa disponibilidade
dos dados de saúde, a plataforma e o registo eletrônico de saúde vão trazer com toda a segurança,
com toda a confiabilidade de um sistema que foi feito em parceria mesmo com o Ministério da Saúde, que vai usar
o mesmo protocolo que a Unimed está usando no sentido de dar garantia
ao cidadão de que a informação clínica que está ali é dele.
Em cima de toda essa questão da plataforma dos aplicativos,
a verdadeira joia, vamos assim, a pérola que nós estamos produzindo e queremos integrar com tudo isso é
o aplicativo de saúde. Esse é o verdadeiro ponto central que vai estar na mão do nosso beneficiário,
na mão do chefe da família, da mãe de família que vai cuidar dos filhos, vai cuidar da própria
mãe ou da avó, e o cuidado da saúde do cidadão e da família. Agora, dentro do sistema Unimed,
onde você tem um back office disso com a enfermeira, com nutricionista, com o farmacêutico, com o médico
que atende, ligado ao prontuário do médico, isso vira realmente um verdadeiro tesouro em que a gente vai poder
lidar, por exemplo, com linhas de cuidado, então alguém que tem uma mãe diabética, um filho com
doença, vai poder ter ali toda uma orientação, conversar com o médico no momento que ele tem alguma
necessidade maior, marcar consulta ou ter um retorno do médico, ver todos os resultados de exame, toda orientação,
os alarmes na hora de tomar o medicamento, a questão de parceria com farmácias, que nós já estamos
fazendo para conseguir custos melhores em cima disso, então o aplicativo de saúde ele só é possível
quando existe essa plataforma digital e atrás dela nós temos toda essa rede prestadora. A informação
para o próximo médico que vai ver o nosso filho, que vai ver a minha mãe, a sua, ela é fundamental
para o cuidado. Então esse é o nosso verdadeiro tesouro, que eu acredito que, em poucas semanas, a gente já
vai começar a testar e, até o final deste ano de 2017, a gente já quer começar a trabalhar com
ele. Tendo a plataforma, nós vamos poder integrar todas essas novidades que estão vindo aí com essas
startups, nós vamos ter grandes parcerias, já estamos estudando algumas parcerias em termos de medicamento,
em termos de exames de laboratório, em termos de wearables em que você eventualmente vai poder saber que tal
pulseirinha está conectada com o nosso aplicativo de saúde, você pode comprar uma para sua mãe,
aí você vai saber se a mãe caiu, se ela dormiu bem, então tem toda uma relação de
interação, não é só um aplicativo isolado, ele vai estar fazendo todo o cuidado, trazendo
toda essa informação para o médico, para quem está acompanhando, para a equipe de saúde,
que a gente entende hoje que não é só a consulta médica isolada, você tem que ter um cuidado,
ter uma equipe de saúde trabalhando por trás e tem que ter dados, você tem que ter uma linha do tempo
para que cada momento seja registrado e isso possa ser r realmente efetivo no cuidado da saúde. Na questão da
saúde, é muito importante o grau de confiabilidade das pessoas que estão trabalhando com a gente e a
questão de uma continuidade de um processo como esse, principalmente o digital. Nós estamos com a questão
de lançar um aplicativo e ter versões a cada três, quatro meses, uma versão nova, então
não posso simplesmente contratar um desenvolvedor para fazer isso, daqui a pouco não tem mais continuidade.
Então o papel da Visionnaire, como parceira e pela história que ela tem e pelo conhecimento que ela tem dessa
área, é fundamental para nós, para trabalharmos juntos e, com isso, a gente poder dar essa continuidade
e trazer essa segurança que nós teremos sempre um efetivo desenvolvimento e aperfeiçoamento das melhorias
que nós sabemos que esse tipo de produto precisa.