Solução da Visionnaire permite transações sem cartão em caixas automáticos de uma rede nacional
CLIENTE
Empresa do Setor Financeiro
Empresa do Setor Financeiro
ÁREA
Finanças
PROBLEMA
Permitir a identificação de correntistas por meio de diferentes modos de acesso para transações sem cartão a fim de solucionar problemas causados pelas restrições quanto aos modos de acesso para a utilização dos caixas automáticos de uma rede de abrangência nacional. Consequentemente, possibilitar a diversas instituições financeiras seguirem tendências de mercado.
SOLUÇÃO
Uma parceria entre a Visionnaire e a empresa do setor financeiro contratante desse projeto resultou em uma solução parametrizável que beneficiou usuários de mais de 23.000 terminais de autoatendimento espalhados em mais de 800 cidades pelo Brasil.
Não somente isso, mais de 40 instituições financeiras parceiras em todo o país podem seguir uma tendência de mercado e oferecer mais praticidade de acesso a caixas automáticos para inúmeros correntistas.
RESULTADOS
Este desenvolvimento, por meio da estreita parceria entre a Visionnaire e a empresa do setor financeiro contratante desse projeto, possibilitou que mais de 40 instituições financeiras parceiras em todo o país pudessem seguir uma tendência de mercado e oferecer mais praticidade de acesso a caixas automáticos para inúmeros correntistas.
Tais instituições financeiras, além de estarem a par das necessidades do mercado, dispõem de uma solução parametrizável para que possam definir ofertas de transações específicas para o modo de acesso, além de outras configurações.
Ao todo, usuários de mais de 23.000 terminais de autoatendimento espalhados em mais de 800 cidades pelo Brasil foram alcançados e beneficiados com a implementação desta nova tecnologia, e agora têm mais liberdade para acessar serviços financeiros.
TECNOLOGIA
Desenvolvido 100% em Java e baseado em configurações XML; aderente aos conceitos SOA; característica OLTP (Online Transaction Processing); banco de dados Oracle; sistema de mensagens WebSphere MQ; Servidor de Aplicação WebSphere Application Server e Rational Application Developer.
Problema detalhado:
Uma empresa do setor financeiro não permitia a identificação de clientes por meio de diferentes modos de acesso para transações sem cartão, o que ocasionava restrições quanto aos modos de acesso para a utilização dos caixas automáticos de uma rede de abrangência nacional.
Logo, fazia-se necessário permitir que a identificação do cliente fosse feita pelos dados de agência e conta, CPF ou número de telefone celular ao invés do cartão magnético. Para isso, era preciso disponibilizar uma solução parametrizável por modo de acesso capaz de identificar o cliente sem uso do cartão magnético.
A solução seria responsável por permitir que diferentes instituições financeiras pudessem seguir uma tendência do mercado financeiro sem renunciar à segurança necessária para esse tipo de operação.
Obs.: descrevemos o cliente como uma Empresa do Setor Financeiro pois, por motivos contratuais de sigilo, não é possível revelar o nome do cliente.
Solução detalhada
A estreita parceria entre a Visionnaire e a empresa do setor financeiro contratante desse projeto possibilitou o desenvolvimento de uma solução parametrizável. Isso significa dizer que instituições financeiras que optam por oferecer a solução de acesso sem cartão podem definir ofertas de transações específicas para o modo de acesso, além de outras configurações, como efetuar consulta de titulares ou contas e envio da trilha do cartão por titular.
A solução desenvolvida em parceria permite que, para cada instituição financeira, seja possível informar se a instituição em questão permite transações sem cartão, quais seus modos de acesso sem cartão, código e nome de respectiva instituição, visual e logo a serem usados e opções de modo de acesso disponíveis.
Com a solução advinda da parceria entre a Visionnaire e a empresa do setor financeiro contratante, a habilitação das transações é feita separadamente por modo de acesso, associando-se cada combinação de instituição financeira e modo de acesso com um registro em um cadastro de oferta de transações.