Visionnaire ajudou uma multinacional a implantar solução de SLA/SLM para controlar indicadores de TI
CLIENTE
Empresa do Setor de Data Center
Empresa do Setor de Data Center
ÁREA
Tecnologia da Informação
PROBLEMA
Uma empresa multinacional brasileira de soluções digitais com operações em dez países da América Latina identificou que a gestão de serviços de TI era essencial para seu negócio e desenvolveu, em conjunto com a Visionnaire, um projeto para implantação do SLA/SLM.
SOLUÇÃO
A Visisonnaire, por meio do seu know-how em gestão de nível de serviços, ajudou a multinacional de soluções digitais em questão a implantar um processo para essas atividades, incluindo criação de caderno de métricas, mentoria e especificação de relatórios de níveis de serviço.
RESULTADOS
Com o auxílio da Visionnaire, foi possível para a empresa multinacional brasileira de soluções digitais com operações em dez países da América Latina implantar uma solução de SLA/SLM para controlar seus indicadores de TI para um Data Center.
Diferentes indicadores em todo o projeto foram planejados, especificados e implantados. Além da solução de software em si, a Visionnaire auxiliou também na inserção da cultura SLA/SLM na multinacional em questão.
TECNOLOGIA
O software Visionnaire Pacto foi desenvolvido em Java e é executado em servidores de aplicação (IBM Websphere, Oracle Weblogic, JBoss, ou Apache Tomcat). O sistema permite o uso de qualquer banco de dados devido a uma camada de persistência que isola a dependência de um banco de dados específico, mas, na maioria das implantações em ambiente corporativo, o banco de dados usado é o Oracle. Também são usados frameworks de relatórios (como JReports) e de geração de gráficos (como o Highcharts e D3).
Problema detalhado:
Uma empresa multinacional brasileira de soluções digitais com operações em dez países da América Latina se deparou com a necessidade de gerenciar indicadores de Tecnologia da Informação (TI) para um Data Center. A fim de coletar os dados para os indicadores, eram utilizados os sistemas HP OpenView (atual HP BTO Software), BMC Remedy e BMC Patrol.
Havia a necessidade de um gerenciamento mais aprimorado de um Data Center a partir de uma visão de Acordo de Nível de Serviço (do inglês Service Level Agreement, SLA). Logo, a multinacional em questão procurou uma empresa que unificasse os dados vindos dos já citados sistemas de gestão de infraestrutura e os transformasse em indicadores de nível de serviço e relatórios.
Obs.: descrevemos o cliente como uma Empresa do Setor de Data Center pois, por motivos contratuais de sigilo, não é possível revelar o nome do cliente.
Solução detalhada
A Visisonnaire, por meio do seu know-how em gestão de nível de serviços, ajudou a multinacional de soluções digitais em questão a implantar um processo para essas atividades, incluindo criação de caderno de métricas, mentoria e especificação de relatórios de níveis de serviço.
Foi utilizado o software Visionnaire Pacto, uma solução desenvolvida para coletar, medir e acompanhar SLAs para a unificação do Gerenciamento de Nível de Serviço (do inglês Service Level Management, SLM). Os indicadores desenvolvidos foram: Disponibilidade, Resolução de Problemas em Primeiro Nível e Resolução de Problemas dentro do Prazo.