A Visionnaire foi uma das empresas que desenvolveu o Internet Banking original do HSBC
CLIENTE
HSBC
HSBC
ÁREA
Finanças
PROBLEMA
No início dos anos 2000, o sistema financeiro brasileiro se encontrou em uma “corrida” para migrar suas soluções para a internet com os Internet Bankings. O HSBC tinha o grande desafio de migrar e unificar todas as suas soluções com o foco de canais eletrônicos, e a Visionnaire auxiliou no desenvolvimento de soluções de sistemas baseados em servidores de aplicação, com segurança, para a web.
SOLUÇÃO
Com auxílio dos profissionais da Visionnaire, foi desenhada um solução baseada em servidores de aplicação para aguentar a alta carga de processamento financeiro com segurança. O IBM WebSphere foi usado, e o Internet Banking (IB) do HSBC foi um dos primeiros do Brasil, recebendo vários prêmios até os dias de hoje.
RESULTADOS
Com a implantação do Internet Banking desenhado pela Visionnaire em conjunto com os profissionais do HSBC, foi possível para o banco manter sua posição de pioneirismo tecnológico no Brasil, atendendo seus milhões de clientes no Brasil e no exterior, processando todos os meses bilhões de transações financeiras.
TECNOLOGIA
Plataforma de servidor de aplicação IBM WebSphere, linguagem Java, IDE Eclipse, integração com vários sistemas financeiros desenvolvidos, desde COBOL para mainframe, passando por minicomputadores e estações de trabalho UNIX, indo até microcomputadores executando em filosofia cliente/servidor.
Bancos de dados Oracle, Sybase, Informix e SQL Server. Implantação de sistema Single Sign-On (login único) e controle de acesso e segurança (ACSS – Access Control and Security Service) baseados nos padrões da OMG (Object Management Group). Uso dos padrões CORBA, UML, IIOP e IDL. Especificações de sistemas com o uso de UML (Unified Modeling Language) e RUP (Rational Unified Process).
Problema detalhado:
No início dos anos 2000, o sistema financeiro brasileiro se encontrou em uma “corrida” para migrar suas soluções para a internet com os Internet Bankings. O HSBC tinha um grande desafio, que era migrar para a web suas soluções baseadas principalmente em sistemas de mainframe e sistemas de agências.
Além disso, havia uma grande complexidade de integração, pois havia as mais variadas arquiteturas em execução dentro da TI do banco, indo desde mainframes, passando por minicomputadores e estações de trabalho Unix e chegando aos microcomputadores na filosofia cliente/servidor.
A solução foi baseada no servidor de aplicação da IBM (WebSphere), que, desde essa época, é um dos grandes know-how da Visionnaire, que conta com vários profissionais altamente qualificados em desenvolvimento em plataforma WebSphere e linguagem Java voltada para o mundo corporativo, além de ser parceira da IBM.
A solução contemplava uma visão de canais eletrônicos, ou eChannels, com os quais o cliente HSBC poderia executar todas as operações típicas de um banco, via web e qualquer canal eletrônico.
A Visionnaire auxiliou o pessoal técnico do HSBC na criação e desenvolvimento de um novo Internet Banking, o que levou anos de desenvolvimento.
Solução detalhada
A Visionnaire, em conjunto com a equipe técnica das áreas de TI e Canais Eletrônicos (eChannels) do HSBC, desenhou uma solução baseada em servidores de aplicação, devido à prioridade de se ter um sistema robusto que suportasse grandes cargas e, acima de tudo, fosse seguro.
A plataforma utilizada foi o IBM WebSphere. À época, poucas empresas tinham forte conhecimento da ferramenta e experiência em desenvolvimento Java corporativo. Como a Visionnaire já contava com quase 10 anos de desenvolvimento Java corporativo, bem como alta experiência em WebSphere, foi possível a execução do projeto.
Além do servidor de aplicação como base principal da solução, a maior complexidade foram as integrações de sistemas. Foi criada uma arquitetura inteligente de integração baseada em Web Services, permitindo a integração com sistemas de conta corrente em mainframe desenvolvidos em COBOL, sistemas de seguros que executavam em minicomputadores, sistemas de investimentos que operavam em estações de trabalho Unix, junto com inúmeros sistemas internos e financeiros que executavam em microcomputadores na filosofia cliente/servidor.
Todos os bancos de dados foram integrados, indo desde bancos de dados para mainframes, passando por Oracle, Sybase, Informix e SQL Server, nos vários sistemas. Ao final, o cliente do HSBC poderia operar todos os sistemas financeiros do banco, por meio de uma única plataforma, que era a web.
O HSBC foi um dos primeiros bancos a fazer toda essa unificação e integração. O usuário, com um login único (Single Sign-On), conseguia executar todas a operações financeiras a partir da sua casa, uma inovação à época, e isso foi o que permitiu o banco atualmente estar ampliando ainda mais seus canais no mundo móvel.