Acompanhando novas tendências, a Visionnaire desenvolveu o projeto Musical App no Blockchain com NFTs

Cliente
Musical World Inc.

Área
Entretenimento

Problema
Necessidade de criar siteapp para a iniciativa Musical, que possibilita a colaboração entre artistas, músicos, gravadoras, estúdios, escolas e muitos outros. Por se tratar de uma ideia precursora e com o uso de novas tecnologias, fez-se necessário montar uma equipe devidamente atualizada e capacitada para criar siteapp atraentes e preparados para o mundo crypto.

Solução
A Visionnaire rapidamente montou uma equipe que desenvolveu siteapp atraentes, inovadores, fáceis de usar e prontos para as inovações proporcionadas pelo conceito de Finanças Descentralizadas.

Resultados
O resultado é um projeto inovador, com versões App e Web atraentes e fáceis de usar. Basta fazer um simples cadastro para poder acessar os recursos da plataforma Musical. Para começar, é possível fazer o upload de faixas de áudio, identificando instrumentos utilizados, gêneros e tags para facilitar buscas.

Também há uma área de projetos na qual são listados trabalhos colaborativos com outros usuários. Ao criar um projeto, pode-se definir a divisão dos lucros (se em partes iguais ou seguindo uma configuração personalizada). Também já se define se a colaboração envolve apenas uma faixa ou todo um álbum. Vários arquivos relacionados podem ser anexados ao projeto, não somente a faixas de áudio prontas.

Criadores também podem comercializar suas produções em transações com criptomoedas e NFTs, fazendo da Musical uma plataforma inovadora, pronta para o futuro e descentralizada.

Tudo no projeto Musical é inovador, e as tecnologias usadas são modernas, ainda caminhando para fazer parte do dia a dia do grande público. O desafio de estar sempre atualizado é grande, mas o constante desenvolvimento faz parte do DNA da Visionnaire.

Este Caso de Sucesso é mais um ótimo exemplo de que empresas de qualquer porte podem contar com a Visionnaire para transformar iniciativas inovadoras em realidade. Também é mais um caso internacional para o nosso portfólio. Atualmente a Visionnaire conta com projetos de vários países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e países da América do Sul.

A parceria entre Visionnaire e Musical é mais um resultado positivo do projeto. A Visionnaire sempre mantém aberta a possibilidade de firmar parcerias de longo prazo com nossos clientes, e ficamos muito felizes quando isto é possível.

Visionnaire - Musical

Tecnologias
Para este projeto, foi utilizado o conjunto de soluções MERN Stack. As letras M-E-R-N indicam as tecnologias MongoDB (banco de dados), Express (Back-End), React (Front-End) e Node (JavaScript).

As Blockchains usadas incluem Flow, Polygon e Solana. Flow é uma tecnologia da Dapper Labs, também responsável por dApps (jogos que rodam em Blockchain) da NBA, NFL, UFC e La Liga. A tecnologia foi projetada como a base para uma nova geração de jogos, aplicativos e os ativos digitais que os alimentam. Polygon é uma plataforma descentralizada que permite a desenvolvedores criar dApps escaláveis e fáceis de usar. Solana também é um protocolo Blockchain.

Também foram utilizadas as seguintes tecnologias: Apache Kafka, Next.js e Nest.js.

Para a arquitetura Front-End: Next.js, JavaScript, React, Redux, NextAuth, MUI, React Intl e SWR.

Para a arquitetura Back-End: Nest.js, TypeScript, MongoDB Atlas, Apache Kafka, Redis e Mongoose.

Para o aplicativo mobile: Expo, JavaScript, React Native, Redux e Styled Components.

Problema Detalhado
Musical é uma plataforma global com a qual artistas, músicos, gravadoras, estúdios, escolas e muitos outros podem se conectar, colaborar em músicas, comprar e vender obras finalizadas, apoiar criadores, controlar a divisão de royalties e até mesmo transformar projetos em NFTs (Tokens Não Fungíveis). Trata-se, portanto, de um lugar que cria oportunidades econômicas para artistas.

A ideia surgiu na cidade de Austin, estado do Texas, nos Estados Unidos. Se na Califórnia existe o Vale do Silício, onde várias empresas e startups estão localizadas, a cidade texana e seus arredores também formam um polo de inovação tecnológica, batizado Colinas do Silício, por conta das várias empreitadas de tecnologia com origem por ali.

Foi neste cenário que Philip Rather, um ex-colaborador da Meta (conglomerado que inclui Facebook, Instagram, WhatsApp e outras empresas), concebeu uma plataforma colaborativa, construída por criadores e para criadores, com o objetivo de promover o empoderamento econômico e desbloquear talentos musicais em todo o mundo.

Hoje é possível pensar em empoderamento por meio da música graças ao contexto da chamada DeFi. Trata-se da união da expressão Decentralized Finance (Finanças Descentralizadas). Para usar poucas palavras, este é o conceito de operações financeiras sem a necessidade de intermediários. Tais operações são feitas em Blockchains, nome dado às tecnologias de registro que possibilitam as transações e garantem a segurança delas.

Na prática, com a plataforma Musical, criadores podem transformar suas criações em NFTs, mais uma inovação tecnológica em crescimento. NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou Token Não Fungível, em português. Simplificando o conceito: pense em uma assinatura digital, um certificado de autenticidade para algo único que não pode ser substituído (daí o “não fungível”). Por exemplo, um quadro pode ter reproduções e falsificações, mas o original é somente um. Assim como as criptomoedas, os NFTs são legitimados em Blockchains.

Solução Detalhada
Como uma das empresas pioneiras em oferecer a seus clientes a opção de contratar uma solução completa baseada em processos ágeis, desde a montagem da equipe, passando por processos bem definidos e ferramentas ágeis na nuvem, a Visionnaire selecionou e forneceu os profissionais devidamente capacitados para trabalhar em um sistema já existente em desenvolvimento pela Musical.

Rapidamente, foi montada uma equipe com um Gerente de Projeto, três desenvolvedores Full Stack (portanto capacitados tanto para Back-End como para Front-End) e um desenvolvedor mobile (portanto capacitado para executar o projeto em dispositivos móveis).

Por se tratar de um projeto internacional, um membro da equipe ficou encarregado de estabelecer a ponte de comunicação entre o cliente e o time. A necessidade inicial era montar uma equipe rapidamente, mas a Visionnaire sempre mantém aberta a possibilidade de uma parceria de longo prazo.

A Visionnaire utiliza diversos processos de desenvolvimento de sistemas para sempre se adaptar às necessidades de seus clientes. O principal processo utilizado pela Visionnaire é o Scrum, seguindo a Filosofia Ágil com a execução de sprints semanais ou quinzenais, todos com uso intensivo de ferramentas na nuvem.

A Visionnaire utiliza o Processo Unificado há muito tempo, seguindo os conceitos de Gerenciamento de Projetos do PMI do PMBok (Project Management Institute, Project Management Body of Knowledge), mais recentemente adaptado para Agile e Scrum.

Nos últimos anos, a filosofia de desenvolvimento ágil baseada em Scrum ganhou muita adesão de empresas de todo o mundo, e a Visionnaire vem a implementando em seu processo de desenvolvimento.

Apresentação
Apresentação em slides do Caso de Sucesso 

Panfleto
Panfleto do Caso de Sucesso