A Visionnaire auxiliou a Petrobras quando precisou de consultoria especializada

CLIENTE
Petrobras
 
ÁREA
Indústria
 
PROBLEMA
Introduzir os conceitos de Orientação a Objetos e Java Corporativo em um ambiente de TI que até então era focado em sistemas estruturados (não OO) e ter certeza de que os conceitos sendo criados seriam as melhores práticas do mercado mundial.
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire, trabalhando em conjunto com os profissionais da TI da Petrobras, executou os trabalhos de consultoria e introdução de melhores práticas voltadas para Orientação a Objetos para uma grande área de TI em uma grande empresa, possibilitando a multiplicação dos conceitos para o restante da corporação em anos seguintes.
 
RESULTADOS
A Petrobras, como muitas grandes corporações na época, tinha o desafio de introduzir em seus processos de TI uma tecnologia que, para a época, era nova, a Orientação a Objetos (OO), além de tecnologias derivadas. Com a ajuda dos trabalhos da Visionnaire, foi possível introduzir esses conceitos em um departamento que contava com mais de 100 pessoas e que depois seriam replicados em outros departamentos, na maior empresa do Brasil.
 
TECNOLOGIA
As tecnologias foram as mais utilizadas em Orientação a Objetos para o mundo corporativo, como UML (Unified Modeling Language), RUP (Rational Unified Process), OMG SPEM (Object Management Group – Software Process Engineering Metamodel), OMG CORBA (Object Management Group – Common Object Resource Broker Architecture), Java, Java EE (Java Enterprise Edition, atualmente Jakarta EE), Workstations Sun Microsystems com Sistema Operacional Solaris, CORBA para Solaris.
   
Visionnaire - Petrobras
  
Problema detalhado:
Durante os primeiros anos da revolução da Orientação a Objetos (OO), a Petrobras precisou de uma empresa altamente especializada para auxiliar nas diretrizes do uso dessa tecnologia. Nessa época, em 2004, a Visionnaire já contava com cinco anos de experiência no assunto, sendo a empresa que trouxe o conceito de Objetos Distribuídos para o Brasil em 1995 (a Visionnaire é representante da OMG – Object Management Group no Brasil).
 
O departamento de TI da Petrobras estava passando por redefinições tecnológicas e introduzindo a tecnologia de Orientação a Objetos na empresa. A Visionnaire foi contratada para auxiliar nessas definições com um trabalho de consultoria focado em OO, Arquitetura Java Corporativa, Objetos Distribuídos e CORBA.
 
Havia um grande desafio de se introduzir uma tecnologia nova para a época, em um processo de desenvolvimento que se embasasse nos conceitos de análise estruturada e não Orientação a Objetos. Esse era um desafio comum em muitas grandes corporações da época, pois envolvia também um aspecto cultural, além de tecnológico, e a Visionnaire, trabalhando em conjunto com alguns dos profissionais da área de TI da empresa, obteve sucesso nessa consultoria e migração de cultura.
 
Solução detalhada
A Visionnaire trouxe toda sua experiência adquirida na época nos assuntos de OO, Arquitetura Java Corporativa, Objetos Distribuídos e CORBA, realizando trabalhos de capacitação, palestras, transferência de tecnologia e revisão técnica de sistemas (voltada para revisão técnica de documentos de análise), sempre com o foco de implantar as melhores práticas em OO para o mudo corporativo.