A Visionnaire ministrou capacitação para o pessoal técnico e administrativo da Sanepar
CLIENTE
Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
ÁREA
Governo
PROBLEMA
A quinta maior empresa de saneamento do Brasil e a melhor empresa de saneamento do país, de acordo com o ranking da AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) de 2011, procurou a Visionnaire para se manter atualizada em tecnologias modernas de requisitos e desenvolvimento de software corporativo.
SOLUÇÃO
A Visionnaire ministrou com excelência capacitações em Requisitos, Java e EJB dentro dos períodos planejados para a equipe técnica da Sanepar, que depois continuou de forma independente na institucionalização das tecnologias na empresa e no uso em desenvolvimento de sistemas de software.
RESULTADOS
Em muitas empresas públicas na primeira década dos anos 2000, existia o cenário que o pessoal da área de Tecnologia da Informação (TI) precisava ser capacitado em tecnologias modernas da época que mudariam o paradigma de desenvolvimento de software.
Era um desafio encontrar empresas no Brasil que tivessem a tecnologia de ponta já instituída para ministrar capacitações. A Visionnaire foi a empresa escolhida pela Sanepar e, durante os anos de 2005, 2006 e 2007, ministrou os treinamentos para mais de 70 profissionais das áreas de TI e Administração.
O principal resultado em capacitações de tecnologias modernas para empresas sempre é a inserção de uma nova forma de pensar, o que aconteceu com a Sanepar, permitindo que os sistemas desenvolvidos pelo órgão nos anos seguintes usufruíssem da melhor tecnologia de software para seus clientes, os cidadãos.
TECNOLOGIA
O trabalho realizado pela Visionnaire para a Sanepar foi uma capacitação, portanto não houve software desenvolvido. As tecnologias nas quais a Visionnaire capacitou os profissionais da Sanepar foram: Gestão de Requisitos, Análise de Requisitos, Análise Orientada a Objetos, Projeto Orientado a Objetos, Programação Java, JEE – Java Enterprise Edition (atualmente Jakarta EE) e Programação com EJB – Enterprise Java Beans.
Problema detalhado:
Na primeira década dos anos 2000, muitas corporações começaram a implantar o que tinha sido uma tendência que nasceu antes da virada do milênio: a tecnologia de Objetos Distribuídos e sistemas corporativos desenvolvidos em Java e UML (Unified Modeling Language).
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), seguindo nessa linha, contatou a Visionnaire para ministrar capacitação para seu pessoal técnico nessas tecnologias. Havia uma grande mudança de paradigma em sistemas corporativos, e essa mudança era principalmente da filosofia Client/Server para a filosofia Distribuída, baseada em Objetos.
A Visionnaire foi a empresa pioneira no Brasil a implantar tecnologia de Orientação a Objetos nas empresas, sendo a representante oficial da OMG (Object Managament Group) na América do Sul. A Sanepar é a quinta maior empresa de saneamento do Brasil e a melhor empresa de saneamento do país, de acordo com o ranking AESBE/Jornal Brasil Econômico (2011), e, por conta disso, procurou a Visionnaire para se manter atualizada.
Solução detalhada
A Visionnaire, em conjunto com o pessoal da área de TI da Sanepar, planejou e executou um conjunto de capacitações que envolviam treinamento em: Gestão e Análise de Requisitos com Orientação a Objetos, Programação Java e Programação com EJB – Enterprise Java Beans.
Dessa forma, o pessoal técnico da Sanepar pôde se atualizar em tecnologias que estavam sendo utilizadas em sistemas corporativos. Por ser uma empresa pública, o processo de contratação não permitia contratação por períodos longos, portanto a Visionnaire executou as capacitações dentro dos períodos planejados, e a equipe técnica da Sanepar continuou de forma independente na institucionalização das tecnologias na empresa e no uso em desenvolvimento de sistemas de software.