Empresa do Setor Financeiro - Novo Sistema de Faturamento para Rede de Caixas Eletrônicos
Home / Casos de Sucesso

Empresa do Setor Financeiro - Novo Sistema de Faturamento para Rede de Caixas Eletrônicos

Com solução da Visionnaire, uma empresa do setor financeiro reduziu o uso de recursos humanos

CLIENTE
Empresa do Setor Financeiro
 
ÁREA
Finanças
 
PROBLEMA
Unificar o Sistema de Faturamento de uma empresa do setor financeiro, o que era um grande desafio devido à dificuldade de se integrar e unificar vários subsistemas e, principalmente, devido à complexidade inerente dos cálculos e processamentos do faturamento no Sistema Financeiro Nacional do Brasil.
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire desenvolveu, em conjunto com os profissionais da empresa contratante, o Novo Sistema de Faturamento, seguindo os padrões de qualidade exigidos pela companhia prestadora de serviços financeiros.
 
Entre os principais benefícios da solução final estão: realização do cálculo da curva unificada de faturamento; possibilidade de expansão das funcionalidades de forma modulada por tipo de cálculo; disponibilização do acesso às informações de forma flexível; e disponibilização de informações de faturamento parcial e diário; tudo sem degradação de desempenho e mantendo os altos níveis de segurança.
 
RESULTADOS
Com o Novo Sistema de Faturamento, a empresa contratante pôde desativar sistemas legado que estavam consumindo muitos recursos humanos e computacionais. Ademais e principalmente, pôde ter todas as informações em tempo real e com acompanhamento por meio de gráficos e de forma integrada ao sistema de BI (Business Intelligence) interno.
 
TECNOLOGIA
O Novo Sistema de Faturamento foi desenvolvido principalmente na plataforma de Servidor de Aplicação da IBM, o WebSphere. Foi utilizada a linguagem Java Platform, Enterprise Edition (JEE, atualmente Jakarta EE) com banco de dados Oracle.
 
A Visionnaire, por ser a empresa que desenvolveu também a solução de processamento de transações financeiras para a empresa contratante, pôde usar os mesmos padrões internos usados no projeto anterior e fazer a integração dos sistemas de forma fluida.
 
A especificação dos sistemas foi feita usando-se UML (Unified Modeling Language) seguindo o processo RUP (Rational Unified Process). Todas as especificações e estimativas foram baseadas em Casos de Uso (Use Cases). As análises e cálculos realizados nas transações foram baseadas no padrão ISO 8583 do mercado financeiro brasileiro.
 
Outras tecnologias utilizadas foram: XML, XSL, HTML, EL, JavaScript, CSS, RAD (Rational Application Developer), camada de persistência no banco de dados, Struts, EJB (Enterprise Java Beans), DAO (Data Access Objects) e Hibernate.
  
 
Problema detalhado:
Uma empresa do setor financeiro executa diariamente o processamento de transações financeiras em uma rede de milhares de caixas automáticos próprios e mais milhares de máquinas da sua rede compartilhada de bancos no Brasil.
 
Dada a complexidade e abrangência do Sistema Financeiro Nacional do Brasil, é possível dizer que se trata de um dos maiores e mais complexos sistemas de processamento de transações financeiras do mundo. E uma das partes mais importantes dentro de toda essa complexidade é o Sistema de Faturamento, que conta com inúmeras regras e cálculos para executar processamentos.
 
Como, em quase 20 anos de operação, nunca se tinha trabalhado dentro da empresa para uma solução de cálculo e processamento do faturamento de forma unificada, a solução usada anteriormente era descentralizada e dependente de vários sistemas. Nasceu aí a necessidade do desenvolvimento de uma nova solução, denominada Novo Sistema de Faturamento.
 
Essa nova solução deveria coletar as informações das mais variadas fontes internas, além de realizar os cálculos por meio de uma curva unificada, seguindo as inúmeras regras definidas para cada banco e cada tipo de transação.
 
Tudo isso sem degradar o desempenho, priorizando a segurança e redundância da informação e sempre seguindo os princípios de atomicidade das transações, quer dizer, ou o processamento deveria ser realizado 100% com segurança ou retornado para o estado anterior também com 100% de segurança.
 
Obs.: descrevemos o cliente como uma Empresa do Setor Financeiro pois, por motivos contratuais de sigilo, não é possível revelar o nome do cliente.
 
Solução detalhada
A Visionnaire desenvolveu a solução Novo Sistema de Faturamento em conjunto com os profissionais da empresa contratante, seguindo detalhadamente as especificações e prioridades. Para isso, contou com sua expertise de mais de 15 anos em um sistema de processamento de transações financeiras, desenvolvido também pela Visionnaire para a mesma empresa contratante, o que permitiu que o desenvolvimento do Novo Sistema de Faturamento fosse mais produtivo.
 
A solução final obtém, nos sistemas de origem, as informações de transações e ocorrências realizadas na rede de caixas eletrônicos, aplicando regras De-Para para a conversão de produtos e serviços utilizados a partir de informações predefinidas.
 
Entre os benefícios da solução final estão: realização do cálculo da curva unificada no Novo Sistema de Faturamento; possibilidade de expansão das funcionalidades de forma modulada por tipo de cálculo; disponibilização do acesso às informações de resultado do faturamento de forma flexível por meio de sistema de BI (Business Intelligence) interno; possibilidade de reprocessamento manual do faturamento comandado pelo usuário; e disponibilização de informações de faturamento parcial e diário.
 
A empresa contratante continua sendo um exemplo de integração em escala continental de sistemas financeiros, e a Visionnaire, em trabalho conjunto, conseguiu fazer com que o Novo Sistema de Faturamento atendesse às exigências de qualidade da empresa.
 

Assuntos relacionados a:
Sistemas financeiros   UML   Java   EJB   WebSphere   BI   Novo Sistema de Faturamento   Sistema Financeiro do Brasil   faturamento   processamento   bancos   transações   regras   segurança da informação   business inteligence   Unified Modeling Language   rup   Rational Unified Process   dao