Petrobras - Consultoria em Orientação a Objetos e Arquitetura Java
Home / Casos de Sucesso

Petrobras - Consultoria em Orientação a Objetos e Arquitetura Java

A Visionnaire auxiliou a Petrobras quando precisou de consultoria especializada

CLIENTE
Petrobras
 
ÁREA
Indústria
 
PROBLEMA
Introduzir os conceitos de Orientação a Objetos e Java Corporativo em um ambiente de TI que até então era focado em sistemas estruturados (não OO) e ter certeza de que os conceitos sendo criados seriam as melhores práticas do mercado mundial.
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire, trabalhando em conjunto com os profissionais da TI da Petrobras, executou os trabalhos de consultoria e introdução de melhores práticas voltadas para Orientação a Objetos para uma grande área de TI em uma grande empresa, possibilitando a multiplicação dos conceitos para o restante da corporação em anos seguintes.
 
RESULTADOS
A Petrobras, como muitas grandes corporações na época, tinha o desafio de introduzir em seus processos de TI uma tecnologia que, para a época, era nova, a Orientação a Objetos (OO), além de tecnologias derivadas. Com a ajuda dos trabalhos da Visionnaire, foi possível introduzir esses conceitos em um departamento que contava com mais de 100 pessoas e que depois seriam replicados em outros departamentos, na maior empresa do Brasil.
 
TECNOLOGIA
As tecnologias foram as mais utilizadas em Orientação a Objetos para o mundo corporativo, como UML (Unified Modeling Language), RUP (Rational Unified Process), OMG SPEM (Object Management Group – Software Process Engineering Metamodel), OMG CORBA (Object Management Group – Common Object Resource Broker Architecture), Java, Java EE (Java Enterprise Edition, atualmente Jakarta EE), Workstations Sun Microsystems com Sistema Operacional Solaris, CORBA para Solaris.
   
  
Problema detalhado:
Durante os primeiros anos da revolução da Orientação a Objetos (OO), a Petrobras precisou de uma empresa altamente especializada para auxiliar nas diretrizes do uso dessa tecnologia. Nessa época, em 2004, a Visionnaire já contava com cinco anos de experiência no assunto, sendo a empresa que trouxe o conceito de Objetos Distribuídos para o Brasil em 1995 (a Visionnaire é representante da OMG – Object Management Group no Brasil).
 
O departamento de TI da Petrobras estava passando por redefinições tecnológicas e introduzindo a tecnologia de Orientação a Objetos na empresa. A Visionnaire foi contratada para auxiliar nessas definições com um trabalho de consultoria focado em OO, Arquitetura Java Corporativa, Objetos Distribuídos e CORBA.
 
Havia um grande desafio de se introduzir uma tecnologia nova para a época, em um processo de desenvolvimento que se embasasse nos conceitos de análise estruturada e não Orientação a Objetos. Esse era um desafio comum em muitas grandes corporações da época, pois envolvia também um aspecto cultural, além de tecnológico, e a Visionnaire, trabalhando em conjunto com alguns dos profissionais da área de TI da empresa, obteve sucesso nessa consultoria e migração de cultura.
 
Solução detalhada
A Visionnaire trouxe toda sua experiência adquirida na época nos assuntos de OO, Arquitetura Java Corporativa, Objetos Distribuídos e CORBA, realizando trabalhos de capacitação, palestras, transferência de tecnologia e revisão técnica de sistemas (voltada para revisão técnica de documentos de análise), sempre com o foco de implantar as melhores práticas em OO para o mudo corporativo.
 

Assuntos relacionados a:
Case   petrobras   consultoria   UML   Java   Unified Modeling Language   rup   Rational Unified Process   Java EE (Java Enterprise Edition)   OMG SPEM   Object Management Group   Software Process Engineering Metamodel   OMG CORBA   Common Object Resource Broker Architecture